Filme: Final Cut


“Se cada momento da sua vida fosse gravado, viveria de forma diferente?”

Dizemos imediatamente que não mas, consciente ou inconscientemente, acabavas por não viver a vida à tua maneira! Ou apenas vivias naqueles momentos em que não te lembravas que a tua vida estava a ser gravada. Ou ainda….se soubesses que existia um editor como Alan W. Hakman (Robin Williams)!!

Este filme fala-nos de uma época (vai se lá saber qual...) em que as pessoas podem pôr um chip que grava toda a nossa vida e, no dia do nosso funeral, há uma Re-memória, ou seja é passado um filme com os episódios da vida da pessoa. Esse filme é feito pelos Editores, especialistas da empresa Zoe Tech que vende esses chips. Estes editores pegam na vida das pessoas e “aproveitam” tudo ou o pouco que há de bom para que as pessoas possam ser lembradas da “melhor forma”.

“Melhor forma”, porque uma pessoa pode ser recordada de várias maneiras e ninguém tem legitimidade para dizer qual é a melhor ou a pior. Muito menos é um editor que me pode dizer quais os momentos especiais da vida dessa pess; quais os momentos que me posso lembrar dessa pessoa. Os momentos especiais ficam gravados na nossa memória, e se não ficaram é porque não foram assim tão especiais, ou porque simplesmente não tinham que ficar.


Eu ao principio pensei…porque não?! Nem é assim tão mau. É tão bom recordarmos os melhores momentos de uma pessoa que nos é querida! Mas depois de ver o filme percebi que isso era minimizar a pessoa a uma placa de metal, que está arquivada num edifício e dentro de um caixote que por sua vez está dividido por séries! Nós não precisamos de ver imagens para nos lembrarmos das pessoas, elas são melhor recordadas na nossa memória!

Delila, uma personagem do filme diz que não conseguiu assistir até ao final da Re-memória do seu namorado por não ser ele. E eu querer recordá-lo à minha maneira. E é isto…cada um de nós recorda a pessoa à sua maneira. Pode ser um colega de trabalho, um pai, um filho, um amigo, namorado ou apenas um conhecido!
Ou seja, tal como é dito no filme, um editor pega na vida das pessoas e faz delas uma mentira.
A nossa vida é feita de momentos bons e maus e temos de a aceitar assim porque ninguém é perfeito, a vida não é perfeita! Independentemente de serem bons ou maus, os momentos são nossos e ponto!

Eu, vocês já devem ter percebido que não gostaria de ter um chip, e tu gostarias de meter um chip destes? A pergunta fica para cada um; o filme é bem interessante e já está no blockbuster mais próximo; aqui deixamos-te espaço livre para que depois venham comentar...=)


Enjoy*

Sem comentários:

Enviar um comentário